26 de maio de 2006

Festival Regge na Casa Da Música




Uma comunidade. Uma tribo. Um fenómeno democrático de massas. O reggae tem vindo a impor-se em Portugal ao conquistar adeptos de todas as idades, classes e estilos. O ideal "peace & love" envolto numa sonoridade dançante e num groove contagiante nasceu na Jamaica em tons amarelo, verde e vermelho, com Bob Marley como seu ex libris. Sonoridade ideal para o Verão, o reggae tornou-se num hype, mas há quem defenda que quando passar a paixão, fica o amor por uma sonoridade que fala do quotidiano, amor, paz e harmonia.
Meio século depois de ter surgido de uma mistura de mento, rocksteady, ska e R&B, o reggae - nome com origem no título do hit do grupo de ska The Maytals, «Do the Reggay» - deixou de ser a banda sonora da independência jamaicana que decorreu no final dos anos 60, para passar a ser a música de todos os que se recusam a fazer parte de um mundo globalizado, standardizado e com regras pouco democráticas.
Neste fim de mês o movimento reggae merece toda a atenção da Casa da Música, que recebe um Festival com alguns dos melhores representantes desta sonoridade no século XXI.




Quinta, 29 Junho
Jamaica All Stars
The Wailers
Bob Figurante

Sexta, 30 Junho
Zion Train
Mad Professor Dub show
Soul & Jazz Soundsystem