31 de agosto de 2006

A Caminho de Guantánamo




Até onde é que iremos, em nome da segurança? O primeiro olhar por dentro da prisão mais famosa de todo o mundo.

“A Caminho de Guantánamo” é o terrível relato em primeira mão de três muçulmanos britânicos que estiveram em cativeiro dois anos sem qualquer acusação, na prisão militar americano da Baía de Guantánamo, em Cuba.

Conhecidos como “Os Três de Tipton”, em referência à sua cidade natal no Reino Unido, os três homens acabariam por ser libertados e enviados para casa, continuando a não ser alvo de nenhuma acusação formal, ao longo de toda esta sua provação.

“A Caminho de Guantánamo” já originou uma enorme controvérsia, devido à sua posição muito crítica em relação aos governos britânico e norte-americano.

Parte documentário, parte dramatização, o filme relata a sequência de acontecimentos que levaram os três a partir de Tipton, nas terras inglesas das Midlands, para assistir a um casamento no Paquistão, atravessando a fronteira do Afeganistão quando o exército americano invadiu o território, sendo depois capturados pelas forças da Aliança do Norte, até à sua prisão no Campo X-Ray e mais tarde no Campo Delta, em Guantanamo.

Vencedor do Urso de Prata Berlim 2006 - Melhor Realizador

“Incrível! Um filme de uma força impressionante.” - Caryn James, The New York Times



Na minha opinão este filme mostra o outro lado do 11 de Setembro - a não perder