28 de outubro de 2007

Seu Jorge em Portugal



Seu Jorge, compositor, cantor e actor brasileiro de 36 anos, é um homem elegante e com esti­lo. O género de homem que se destaca no meio de uma multidão. Uma longa silhueta escura que parece vestir um smoking dentro da t-shirt, ou trazer uma t-shirt dentro do smoking!

Seu Jorge, de Jorge Mário da Silva, já participou até agora em mais de dez filmes, entre eles, Cidade de Deus, onde ficou famoso com a personagem Mané Galinha, e The Life Aquatic With Steve Zissou (Um peixe fora de água) de Wes Anderson, produzido pelos estudios Disney e com a participação de Bill Murray, Angelica Houston e William Daffoe.

Ao longo deste tempo, Seu Jorge também compôs para as bandas sonoras das longas metragens Amores Possíveis de Sandra Wernack e A Partilha de Daniel Filho.

Antes de ter participado no filme Cidade de Deus, como Mané Galinha, Seu Jorge já conhecia muito bem todo o universo descrito nesse filme: toda a sua infância viveu nas favelas do Rio, o que lhe deu uma formidável determinação e comprometimento polí­tico.

Entre 1990 e 1997, ele viveu na rua como um sem-abrigo. Diz que tinha que passar por isso. Em 1997 foi parar ao grupo de teatro Tá na Rua. Foi então "recolhido" por um grupo de admiradores e convidado a integrar um grupo que fez furor durante algum tempo: o Farofa Carioca.

De novo sozinho, após o fim da banda, lançou o seu primeiro disco Samba Esporte Fino (editado em Portugal com o título Carolina), produzido por Mario Caldato Jr. (Beastie Boys). A procura do CD foi grande, mesmo depois de esgotado. Ao mesmo tempo estreava o filme Cidade de Deus. E, de repente, Seu Jorge era o Mané Galinha. O sucesso foi inevitável! O seu álbum Cru já vendeu dezenas de milhar de cópias em França.

Hoje, define-se como um compositor po­pular, que gosta de inúmeros géneros musicais, mas o seu grande trunfo é o samba. «O samba é a nossa vida, a nossa particularidade, nossa medalha de ouro, nosso baluarte, nosso estandarte brasileiro», diz Seu Jorge.

O vídeo-clip da música Tive razão foi rodado em Roma, com a participação dos actores William Dafoe e Bill Murray e sob a direcção da cineasta Mariana Jorge. Seu Jorge, acompanhado por banda, apresenta-nos seu novo álbum - América Brasil – mas também não faltarão neste concerto temas de outros álbuns da sua carreira, e até porventura alguma versão “brasileira” de hits de David Bowie, como interpreta na banda sonora de Um peixe fora de água.